Figuras

Sabemos que a análise técnica visa identificar padrões de preço recorrentes com objetivo de obter lucro no mercado. Dentro destes padrões gráficos há diversas formações geométricas que ocorrem com certa frequência e que costumam sinalizar o próximo movimento do preço de um ativo.

As formações gráficas são divididas em duas categorias:

  • Figuras de continuidade;
  • Figuras de reversão.

Vamos abordar separadamente estas formações.

Figuras de continuidade

Primeiramente o que são as figuras de continuidade? São padrões gráficos que representam uma pausa na tendência vigente, um momento de consolidação ou congestão do preço. Após este período há uma maior chance de continuação da tendência que antecede o padrão.

Quais são as principais figuras de continuidade?

1 – Triângulo de Alta (ascendente);

2 – Triângulo de Baixa (descendente);

3 – Triângulo simétrico;

4 – Retângulo;

5 – Bandeira;

6 – Flâmula.

Triângulo de Alta (ascendente)

CLIQUE NA FIGURA!

breakout-triangulo-ascendente

A formação em triângulo ascendente é uma formação tipicamente bullish que se forma numa tendência de alta.
Em termos de padrão, a formação em triângulo ascendente é constituída pelos seguintes elementos:

Linha Horizontal Superior: neste gráfico padrão deverão existir pelo menos dois pontos de máximos que unidos constituem uma linha horizontal. Esses pontos deverão ter uma cotação aproximada e alguma distância entre eles. No período de tempo que os separa deverá existir um ponto de mínimo

Linha de tendência de alta: deverão existir pelo menos dois pontos de mínimos de cotação sucessivamente superiores no tempo, que unidos constituem uma linha de tendência de alta

Duração da formação: o período de tempo abarcado por este gráfico padrão poderá ir de algumas semanas até vários meses

Volume: tipicamente, à medida que se vai evoluindo no tempo, o volume vai diminuindo até ao ponto em que surge o ponto de fuga. Nessa situação, se o volume aumentar significa que o ponto de fuga está confirmado.

Triângulo de Baixa (descendente)

CLIQUE NA FIGURA!

breakout-triangulo-descendenteEsse triângulo é exatamente o oposto do ascendente. Ele é formado por uma linha de suporte plana e um limite superior direcionado para baixo e composto por uma sequência de topos descendente. Este é um sinal de que o nível dos preços pode ser ultrapassado pelos “ursos” e não pelos “touros”. Este nível se tornou o nível de apoio e os “ursos” foram, gradualmente, puxando os preços para baixo. O gráfico mostra claramente como os topos descem até ao ponto em que o preço rompe o nível de suporte.

Triângulo Simétrico

O triângulo simétrico é um padrão de continuação que se desenvolveu nos mercados e que parece não ter uma direção definida. O padrão contém pelo menos dois mínimos-superiores e dois máximos-inferiores que parecem surgir em conjunto. Quando as linhas que ligam estes pontos são prolongadas, elas convergem, dando origem a um triângulo simétrico.

O triângulo simétrico tem implicações de medição e de regulação. Quando o padrão estiver completo, o preço e o volume diminuem antes de reagirem de maneira acentuada à saída dos limites do triângulo. Quando a quebra ocorre, os preços tendem a percorrer uma distância igual à base do triângulo ou ainda mais. Numa perspectiva de tempo, a brecha de um triângulo ocorre entre a metade e dois terços da distância a partir da base até ao vértice, isto é, o topo do triângulo.

CLIQUE NA FIGURA!

triangulo-simetrico2

A quebra pode ocorrer em qualquer lado do triângulo. No caso de um triângulo simétrico em alta, a quebra ocorre na mesma direção da tendência em alta anterior. No caso de um triângulo simétrico em baixa, a quebra ocorre na mesma direção da tendência em baixa anterior.

Retângulo

CLIQUE NA FIGURA!

RETÂNGULO

O retângulo caracteriza o estado do mercado quando o preço varia entre duas linhas, uma de suporte e outra de resistência, paralelas entre si. Os topos e os fundos formam, neste caso, uma sequência horizontal. Diferentemente da bandeira, os retângulos surgem como zonas mais extensas de consolidação, após uma tendência forte, e os preços saem deste padrão na mesma direção em que nele entraram.

O mercado segue na mesma direção que tinha antes da formação do retângulo, geralmente quando já reuniu força suficiente e está pronto para continuar o movimento.

BANDEIRA

Este é o padrão mais fiável no que se refere à continuação da tendência. Ele forma um curto período de consolidação depois de fortes oscilações. Assim, a bandeira é como um intervalo que surge depois de movimentos agitados, quando no mercado surge a necessidade de uma pausa devido ao fato de que os “ursos” ou “touros” pegarem parte de seus lucros. Uma vez que eles não o fazem em simultâneo, surge uma curta tendência na direção oposta. A bandeira tem uma inclinação contrária à da tendência que dominava os preços antes da sua formação. No entanto, o rompimento da linha da bandeira para baixo ou para cima indica a continuação da tendência descendente ou ascendente, respectivamente. Isto é sinal para os “touros” ou “ursos” começarem novamente a abrir posições longas ou curtas. No entanto, um abrupto rompimento na direção oposta à esperada é sinalizar de inversão da tendência.

Como podemos verificar na figura abaixo, o rompimento da linha superior da bandeira levou a uma tendência ascendente.

CLIQUE NA FIGURA!

bandeira2

FLÂMULA

A flâmula também representa uma fase curta de consolidação da tendência. Este padrão ocorre em tendências muito marcadas, após um movimento de mercado forte. A flâmula é uma tendência de curta duração, direcionada na direção oposta mas, no entanto, nela não se verifica nenhuma correção. A flâmula difere nas linhas convergentes, que na bandeira são paralelas. Este padrão se parece com um triângulo, mas se forma bem mais rápido que ele.

CLIQUE NA FIGURA!

FLÂMULA

Na figura acima podemos ver como a flâmula se posiciona em direção oposta à da tendência principal, mas, no entanto isto não é em si um fator importante. Muito mais importante é a direção do rompimento. Até porque a flâmula pode surgir como padrão de inversão da tendência.

AULA  04 – Padrões Gráficos de Reversão

HOME

Faça Parte de Nossa LISTA VIP! E BAIXE GRÁTIS O INFOGRÁFICO TIRA-DÚVIDAS!

Pepperstone Group Limited
ANÁLISE DO RISCO! ATENÇÃO!
Nota importante: TEU CAPITAL TODO PODE ESTAR EM RISCO! A negociação de opções binárias, embora possa ser muito rentável, também pode envolver um risco significativo, provocando perdas também significativas. O site escolatrader.net não indica operações, e tampouco orienta aos frequentadores do mesmo a utilizarem-se de qualquer estratégia em particular. Todas as informações aqui contidas são meramente educativas, e podem não resultar positivas. Qualquer investimento ou operação no mercado de renda variável, pode resultar na perda total do capital do investidor/operador.
Pepperstone Group Limited
ADVERTÊNCIA! RISCOS!
ESCOLATRADER.NET - A empresa, funcionários, subsidiárias e associados não são responsáveis nem deverão ser responsabilizados, em conjunto ou individualmente, por quaisquer perdas ou danos decorrentes da informação fornecida neste website. Os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real nem necessariamente precisos. Todos os valores aqui são fornecidos pelos criadores de mercados e não pelas bolsas de valores. Sendo assim, os valores podem não ser precisos e podem diferir do preço de mercado atual no Metatrader por exemplo. A ESCOLATRADER.NET não se responsabiliza por quaisquer perdas em negociações em que você possa incorrer em consequência da utilização de quaisquer dados dentro do site ESCOLATRADER.NET e seus sites parceiros.