VÍDEO AULA SOBRE PADRÕES DE REVERSÃO

 

créditos: banifinvest corretora

Reversão nos candlesticks

O gráfico de candlesticks além de proporcionar uma leitura simples e prática do comportamento do preço de um ativo, nos possibilita a identificação de formações gráficas recorrentes, como os padrões de reversão.

Conceito

Mas o que é um padrão de reversão? É uma formação gráfica de um ou mais candles que sinaliza uma possível mudança na direção do preço, não necessariamente na tendência do ativo. Essa mudança pode ser por exemplo uma reversão do movimento de alta para baixa ou de baixa para alta.

preversao-exemplos

Vamos verificar alguns exemplos do que pode acontecer após surgir um padrão de reversão em um movimento de alta. Na figura 1 houve um movimento lateral antes de reverter para baixo. Na figura 2 tivemos novamente uma lateralização, mas dessa vez com a continuação do movimento de alta. Por último, na figura 3 a mudança na direção do preço foi imediata.

pr-altabaixa-301x159

Padrões de Alta ou Baixa

Há diversos padrões de reversão no gráfico de candlesticks, os quais são diferenciados por nomes e também por serem classificados como de alta ou baixa.

Os padrões de alta sinalizam a possibilidade de encerrar um movimento recente de queda e reverter para alta. Os padrões de baixa indicam a possibilidade de encerrar um movimento recente de alta e reverter para baixa. O local e o momento no gráfico são fatores importantes na ocorrência destes sinais, pois aumentam a chance de reversão do último movimento.

Em breve iremos fazer um adendo, apresentado e explicando mais detalhadamente cada figura de candlestick e sua função em um conjunto e numa determinada tendência.

FORMAÇÕES DE REVERSÃO

Abordando a próxima categoria das formações gráficas, o que são as figuras de reversão?

São padrões gráficos que revertem uma tendência do preço. Portanto, quando a figura ocorre dentro de uma tendência de alta geralmente reverte para uma nova tendência de baixa, conforme mostra a figura 5.

Fig. 5

OCO

Por outro lado, quando a figura ocorre dentro de uma tendência de baixa geralmente reverte para uma nova tendência de alta, conforme mostra a figura 6.

Fig. 6.

EMBR3_Semanal-14-10-2009-21-39-09

crédito parcial: d.vieira

Exemplos:

Ombro-cabeça-ombro

Entre os padrões de reversão existentes, um dos mais conhecidos entre os analistas técnicos, é o Ombro Cabeça Ombro – OCO. O nome advém do próprio padrão, cuja figura aparentemente lembra os ombros e a cabeça de uma pessoa.

FIG. 7.

Fig_OCO

O Ombro Cabeça Ombro – OCO – é uma formação de reversão de tendência de alta para baixa. Ela ocorre quando, em uma tendência de alta, um papel sofre uma correção do topo atual (cabeça) que o leva a um patamar menor que seu topo anterior (ombro esquerdo). Tal correção geralmente o leva muito próximo ao seu último fundo, e ao voltar a subir, o papel não consegue força suficiente para dar continuidade à tendência de alta, voltando a cair (do topo do ombro direito) quando atinge altura próxima à do ombro esquerdo. A reta que passa pelos fundos em torno da cabeça, forma a denominada linha do pescoço, que geralmente é paralela ou se confunde com algum suporte, mas também pode ter uma leve inclinação. Este padrão de reversão só é confirmado quando os preços caem consistentemente abaixo da linha do pescoço.

A formação análoga ao OCO quando um papel vem de uma tendência de baixa e vira-se para alta, é conhecida como Ombro Cabeça Ombro Invertido – OCOI.

 

 

 

Fig.8.

OCO-INVERTIDO-WORD

Um importante sinal para identificação destes padrões, além da formação do ombro direito, é que em geral os volumes indicam tendência contrária a tendência principal. No OCO os volumes são decrescentes e no OCOI os volumes são crescentes.

TOPOS E FUNDOS DUPLOS

Fundo Duplo ou W é um padrão tipicamente formado por 2 mínimos (A e B) intercalados por um máximo (C) seguidos do rompimento da linha de resistência. Geralmente, este padrão marca a transição da passagem de um período de baixa (bearish) para um período de alta (bullish). Este padrão gráfico é um padrão de inversão de tendência, pelo que deverá existir uma tendência prévia que deverá ser invertida.

topofundoduplo

Topo Duplo ou M é um padrão tipicamente formado por 2 máximos (A e B) intercalados por um mínimo (C) seguidos do rompimento da linha de suporte (D). Geralmente, este padrão marca a transição da passagem de um período de alta para um período de baixa.

topofundoduplo2

TOPOS E FUNDOS ARREDONDADOS

Topos e fundos arredondados são interessantes padrões da análise técnica que anunciam, com alguma antecedência, a virada dos preços. Formações que demoram um pouco mais de tempo para concretização possuem algumas vantagens, podemos destacar principalmente:

  • Maior facilidade de identificação por parte do analista.

  • Tempo maior para o planejamento do trade (como a entrada e os stops).

  • Possibilidade de lucros melhores. Geralmente uma formação mais longa precede um movimento mais amplo.

Topos e fundos arredondados enquadram-se nessa categoria, uma vez que são construídos a partir de diversas barras. Vamos conhecer mais a fundo suas características.

Forma dos Preços e Padrão de Volume

A figura abaixo ilustra, em sua parte esquerda, um fundo arredondado (saucer em inglês) e na parte direita um topo arredondado (ou rounding top). No caso do fundo, a linha curva é traçada juntando os pontos por baixo dos preços, ou seja, sob as mínimas. No topo, por sua vez, a linha circular é traçada sobre os máximos atingidos.

round_top_bot

O topo arredondado é o inverso, mantendo-se apenas a característica de volume. Aliás, se analisarmos a relação entre o volume e os preços veremos prontamente os sinais de queda, afinal, conforme aproxima-se do máximo o volume decresce, expandindo-se novamente quando os preços mudam de direção. Essa e outras características podem ser encontradas também no artigo sobre técnicas com volume.

No gráfico abaixo vemos a Acesita (ACES4) definindo um fundo arredondado. O volume sofre uma desaceleração para aumentar bastante conforme os preços iniciam a alta na sequência. Observe como após o fundo arredondado a Acesita vai de aproximadamente R$ 8,00 até cerca de R$ 24,00.

ACES4_round

Topos e fundos arredondados são padrões que mostram uma mudança gradual na relação oferta/demanda de um ativo. Por serem movimentos lentos dificilmente vemos rompimentos (breakouts) e também é complicado identificar níveis claros de suporte e resistência. Contudo, é possível detectá-los com alguma facilidade e após sua conclusão, geralmente, tem início um movimento forte que abre espaço para trades bastante lucrativos.

Apresentamos nesta aula, os principais padrões e as principais formações de reversão dos preços de um ativo; existem várias outras, mas como não se trata de um curso avançado, mas sim um curso teórico básico, acreditamos que com isto estamos abrindo caminho à curiosidade natural de quem quer aprender análise técnica, na busca e pesquisa de maior profundidade sobre o tema.

Aula 05 – INDICADORES.

HOME

Faça Parte de Nossa LISTA VIP! E BAIXE GRÁTIS O INFOGRÁFICO TIRA-DÚVIDAS!

Somente Clique Abaixo, se você precisa aprender a ter uma Renda Extra, para Investir no Mercado financeiro. Eu fiz o Curso e só indico o Melhor.

PARA OS AMANTES DE IQOPTION.

Pepperstone Group Limited
ANÁLISE DO RISCO! ATENÇÃO!
Nota importante: TEU CAPITAL TODO PODE ESTAR EM RISCO! A negociação de opções binárias, embora possa ser muito rentável, também pode envolver um risco significativo, provocando perdas também significativas. O site escolatrader.net não indica operações, e tampouco orienta aos frequentadores do mesmo a utilizarem-se de qualquer estratégia em particular. Todas as informações aqui contidas são meramente educativas, e podem não resultar positivas. Qualquer investimento ou operação no mercado de renda variável, pode resultar na perda total do capital do investidor/operador.
Pepperstone Group Limited
ADVERTÊNCIA! RISCOS!
ESCOLATRADER.NET - A empresa, funcionários, subsidiárias e associados não são responsáveis nem deverão ser responsabilizados, em conjunto ou individualmente, por quaisquer perdas ou danos decorrentes da informação fornecida neste website. Os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real nem necessariamente precisos. Todos os valores aqui são fornecidos pelos criadores de mercados e não pelas bolsas de valores. Sendo assim, os valores podem não ser precisos e podem diferir do preço de mercado atual no Metatrader por exemplo. A ESCOLATRADER.NET não se responsabiliza por quaisquer perdas em negociações em que você possa incorrer em consequência da utilização de quaisquer dados dentro do site ESCOLATRADER.NET e seus sites parceiros.