O conceito de suporte e resistência está intimamente ligado ao conceito de oferta e procura. Reflete a ideia de comprar barato e vender caro, intenções de qualquer investidor. Como já foi dito o mercado não se move de uma forma linear, é composto de “topos” e “fundos” que, de acordo com sua direção principal, compõem uma tendência maior.

Estas mesmas ondas se subdividem em oscilações de prazos e amplitudes ainda menores. Os fundos dos movimentos anteriores permitem identificar previamente regiões no gráfico nas quais tende a haver um aumento da procura, o inverso ocorrendo nos topos anteriores, onde há aumento na oferta. Logo, suporte é um ponto onde a queda dos preços é interrompida por um aumento na força de compra, e resistência é um ponto onde a alta dos preços é interrompida por um aumento na força de venda.

A análise do suporte e da resistência é o mais importante e significativo indicador na análise gráfica, pois uma tendência tende a prosseguir até que surja algum sinal de sua reversão. E este sinal também será indicado na linha de tendência de suporte ou de resistência. Num nível de suporte, os investidores presumem que as cotações evoluam para valores acima desse ponto. No caso de um nível de resistência, os investidores estimam que as cotações do ativo evoluam para valores abaixo desse ponto.

12

No entanto, não se pode interpretar os níveis de suporte e de resistência como limites absolutos para a tendência dos preços. É comum que haja rompimento destes limites, sendo um importante sinal para o investidor. Níveis de suporte e resistência predizem reversões ao serem tocados ou marcam um forte movimento de continuação da tendência dos preços ao serem rompidos.

“As ações são o maior mecanismo de transferência de riqueza dos apressados para os tranquilos”.

Warren Buffett

Temos uma indicação de alta quando os preços atingem um nível de suporte e começam a subir, ou, quando atingem um ponto de resistência e o rompem, subindo ainda mais. A indicação de baixa ocorre quando os preços atingem um ponto de resistência e voltam a cair, ou, quando atingem um suporte e o rompem, caindo ainda mais. Os níveis de suporte geralmente são antigos fundos de mercado ou antigas fases de acumulação. Já os níveis de resistência são antigos topos de mercado ou antigas fases de distribuição. Quanto mais tempo os preços negociam próximos destes níveis, mais relevante se torna a resistência ou o suporte.

suporteeresistencia

Ao traçar as linhas de suporte e resistência, o investidor define qual é a tendência do mercado (alta ou baixa). O objetivo ao traçar a linha de resistência é unir o maior número de pontos de máximos de preço, e para a linha de suporte, unir os correspondentes mínimos de preço. De maneira geral um mínimo de 3 pontos é suficiente para tornar uma reta confiável, mas quanto maior o número de pontos atravessados maior será sua credibilidade.

suporteeresistencia2
É importante definir alguns fatores psicológicos envolvidos no suporte e na resistência. Ao identificá-los nos gráficos, sabemos que muitos investidores estão dispostos a se comprometerem, comprando ou vendendo num determinado nível, o que aumenta muito nossa confiança na operação. Caso os pontos de suporte ou de resistência falhem, sabemos que muitos outros investidores erraram também, o que leva a um impacto menor em nossa auto-estima. Assim, mais do que zonas de pressão compradora ou vendedora, suportes e resistências são níveis de maior segurança psicológica.

Esses níveis sempre existirão. Aprender a operar de acordo com eles lhe trará ótimos resultados. Assim, recomenda-se que a análise do suporte e da resistência seja feita a partir de gráficos semanais num período de 3 a 5 anos, com o objetivo de definir a tendência primária do mercado, e posteriormente, no gráfico diário do presente ano para definir a tendência de curto prazo. Quanto maior a periodicidade examinada, mais significativos são os seus topos e fundos principais e, logicamente, também os níveis de suporte e de resistência. Quando em dúvida com relação à tendência examine gráficos em períodos maiores.

Esta é a base da análise gráfica, o restante dos indicadores, tais como candlestick e indicadores técnicos (medias moveis, estocástico, etc), devem ser usados para confirmar a tendência definida por essas linhas, possuindo uma função secundária na análise gráfica.

“A experiência me mostrou que os grandes lucros são obtidos em ativos que indicaram ter potencial de rentabilidade desde o começo”.

Jesse Livermore

Como Desenhar Linhas de Tendência

 A tendência define o curso que as cotações de um ativo seguem ao longo de um período de tempo, seja de alta, de baixa ou lateral. As linhas de tendência são os mais importantes instrumentos da análise técnica, servem para indicar a direção mais provável em que os preços se desenvolverão. Permitindo assim, a entrada e a saída do mercado em níveis de preços mais favoráveis. Por outro lado, a sua quebra é uma indicação importante de uma possível reversão de tendência.

Uma tendência formada pela movimentação dos preços de um ativo possui sucessivos fundos e topos. As linhas de tendência devem ser traçadas no gráfico seguindo esses pontos. Deve-se procurar uma seqüência de topos ou fundos distintos, de forma que os pontos de referência não sejam muito próximos, e quanto mais pontos a linha passar melhor. O não rompimento desta linha de tendência pela linha dos preços confirma a continuação da tendência dos preços. O rompimento de uma linha de tendência é sinal de fraqueza na tendência dos preços e a probabilidade de reversão desta é alta.

uptrendline1A linha de tendência de suporte indica os níveis mínimos de preço que foram  atingidos numa tendência. A linha de resistência indica os níveis máximos. Logo, ao serem traçadas essas linhas de tendência espera-se que os preços de mantenham dentro dos limites estabelecidos por elas. Quando a linha do preço cai atingindo uma linha de suporte e volta a subir, dizemos que o suporte foi confirmado. Quando sobe e atinge uma linha de resistência e volta a cair, dizemos que a resistência foi confirmada.

“A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota”.

Sun Tzu

downtrendline1Além disso, as linhas de tendência podem ser utilizadas para fazer uma projeção futura dos preços e dos pontos de suporte e de resistência. Avalia-se a importância de uma linha de tendência através da análise de 4 fatores: sua periodicidade, seu comprimento, o número de vezes em que foi tocada pelos preços e sua inclinação.

• Quanto maior a periodicidade, mais significativa será a linha. Uma linha de tendência num gráfico semanal revela uma tendência mais importante do que uma linha de tendência num gráfico diário.

Quanto mais tempo uma linha de tendência se mantiver sem ser rompida, maior será a sua força. E quanto mais extensa for, mais significativo será seu rompimento.

Quanto mais vezes ela for confirmada pela linha dos preços, maior será sua força.

A linha de tendência não pode ser muito íngreme. Uma inclinação acentuada exige do gráfico um desenvolvimento muito acelerado que ele não poderá manter por um longo período de tempo, tornando o seu corte pelos preços fácil e rápido, sem que isto signifique mudança de tendência.

Não há inclinação padrão ou limite preestabelecido, sendo subjetiva sua interpretação. Linhas de tendência devem ser retraçadas todas as vezes que se considerar necessário realizar correções, atendendo inclusive às considerações acima.

teoriadow3

“Quando a gente acha que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas”.

Veríssimo

teoriadow4

OPERANDO COM SUPORTE e RESISTÊNCIA

HOME

Somente Clique Abaixo, se você precisa aprender a ter uma Renda Extra, para Investir no Mercado financeiro. Eu fiz o Curso e só indico o Melhor.

Faça Parte de Nossa LISTA VIP!
Para os amantes de Iqoption.

Pepperstone Group Limited
ANÁLISE DO RISCO! ATENÇÃO!
Nota importante: TEU CAPITAL TODO PODE ESTAR EM RISCO! A negociação de opções binárias, embora possa ser muito rentável, também pode envolver um risco significativo, provocando perdas também significativas. O site escolatrader.net não indica operações, e tampouco orienta aos frequentadores do mesmo a utilizarem-se de qualquer estratégia em particular. Todas as informações aqui contidas são meramente educativas, e podem não resultar positivas. Qualquer investimento ou operação no mercado de renda variável, pode resultar na perda total do capital do investidor/operador.
Pepperstone Group Limited
ADVERTÊNCIA! RISCOS!
ESCOLATRADER.NET - A empresa, funcionários, subsidiárias e associados não são responsáveis nem deverão ser responsabilizados, em conjunto ou individualmente, por quaisquer perdas ou danos decorrentes da informação fornecida neste website. Os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real nem necessariamente precisos. Todos os valores aqui são fornecidos pelos criadores de mercados e não pelas bolsas de valores. Sendo assim, os valores podem não ser precisos e podem diferir do preço de mercado atual no Metatrader por exemplo. A ESCOLATRADER.NET não se responsabiliza por quaisquer perdas em negociações em que você possa incorrer em consequência da utilização de quaisquer dados dentro do site ESCOLATRADER.NET e seus sites parceiros.