Topos e Fundos

Tendencia de alta

 

 

 

 

De maneira simples os topos e fundos são pontos extremos no gráfico de um ativo. Partindo deste princípio onde estão os pontos extremos na figura ao lado?

Correto, basicamente estão localizados nos picos e vales do gráfico. Para ficar mais claro vamos abordar estes importantes princípios da análise técnica separadamente.

O que é um topo?

É a extremidade ou o ponto mais alto de um movimento de alta, o qual antecede um movimento de baixa. Local onde o preço parou de subir e começou a cair. Geralmente a formação do topo é sinalizada por um ponto de retorno de baixa, assunto que será abordado em outro ponto do aprendizado.
TOPOFUNDO

 

 

 

 

 
Vale destacar que o topo é a região de resistência mais importante no gráfico. Por quê? Porque é um ponto de fácil lembrança e identificação por diversos investidores, marcado pela reversão de um movimento de alta para baixa.

 Exemplo – Topo

Vamos a um exemplo prático. No gráfico diário da CYRE3, figura abaixo, onde estão os topos? Para facilitar, quais são os pontos onde o preço para de subir e começa a cair?
toposefundosexemplotopo

 

 

 

 

Isso mesmo, os círculos destacados em vermelho são os topos, pontos de reversão de um movimento de alta para um movimento de baixa.

 O que é um fundo?

É a extremidade ou o ponto mais baixo de um movimento de baixa, o qual antecede um movimento de alta. Local onde o preço parou de cair e começou a subir. Geralmente a formação do fundo é sinalizada por um ponto de retorno de alta, assunto que será abordado também em outro tópico do aprendizado.
toposefundosfundo

 

 

 

 

Vale destacar que o fundo é a região de suporte mais importante no gráfico. Por quê? Porque é um ponto de fácil lembrança e identificação por diversos investidores, marcado pela reversão de um movimento de baixa para alta.

 Exemplo – Fundo

Vamos a um exemplo prático. No gráfico diário da CYRE3, figura abaixo, onde estão os fundos? Primeiramente identifique os pontos extremos. Agora quais são os pontos onde o preço para de cair e começa a subir?
toposefundosexemplofundo

 

 

 

 

Isso mesmo, os círculos destacados em azul são os fundos, pontos de reversão de um movimento de baixa para um movimento de alta.

 Exemplo – Topos e Fundos

Vamos agora a um novo exemplo. No gráfico diário da BVMF3 onde estão os topos e fundos? Na tentativa de simplificar, busque primeiramente marcar os pontos extremos.

Os picos, pontos onde o preço para de subir após um movimento de alta e começa cair, são os topos. Os vales, pontos onde o preço para de cair após um movimento de baixa e começa a subir, são os fundos. Observe no gráfico abaixo os topos e fundos devidamente destacados respectivamente em vermelho e azul.
toposefundosexemplo

 

 

 

 

 

A correta identificação dos topos e fundos é de fundamental importância na análise técnica, visto que facilitará o entendimento de outros princípios essenciais, como por exemplo tendências de alta e baixa. Assunto que será abordado em outro tópico de nosso aprendizado.

 crédito parcial: d.vieira

AULA 02 – TENDÊNCIA DE ALTA E TENDÊNCIA DE BAIXA

HOME

Faça Parte de Nossa LISTA VIP! E BAIXE GRÁTIS O INFOGRÁFICO TIRA-DÚVIDAS!

Somente Clique Abaixo, se você precisa aprender a ter uma Renda Extra, para Investir no Mercado financeiro. Eu fiz o Curso e só indico o Melhor.

PARA OS AMANTES DE IQOPTION.

Pepperstone Group Limited
ANÁLISE DO RISCO! ATENÇÃO!
Nota importante: TEU CAPITAL TODO PODE ESTAR EM RISCO! A negociação de opções binárias, embora possa ser muito rentável, também pode envolver um risco significativo, provocando perdas também significativas. O site escolatrader.net não indica operações, e tampouco orienta aos frequentadores do mesmo a utilizarem-se de qualquer estratégia em particular. Todas as informações aqui contidas são meramente educativas, e podem não resultar positivas. Qualquer investimento ou operação no mercado de renda variável, pode resultar na perda total do capital do investidor/operador.
Pepperstone Group Limited
ADVERTÊNCIA! RISCOS!
ESCOLATRADER.NET - A empresa, funcionários, subsidiárias e associados não são responsáveis nem deverão ser responsabilizados, em conjunto ou individualmente, por quaisquer perdas ou danos decorrentes da informação fornecida neste website. Os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real nem necessariamente precisos. Todos os valores aqui são fornecidos pelos criadores de mercados e não pelas bolsas de valores. Sendo assim, os valores podem não ser precisos e podem diferir do preço de mercado atual no Metatrader por exemplo. A ESCOLATRADER.NET não se responsabiliza por quaisquer perdas em negociações em que você possa incorrer em consequência da utilização de quaisquer dados dentro do site ESCOLATRADER.NET e seus sites parceiros.